História do Clube





História Clube Atlético Guaçuano!


Assim como aconteceu com muitos outros clubes do interior paulista, o Guaçuano tem suas origens ligadas ao futebol amador. Fundado no dia 26 de Fevereiro de 1929, em Mogi Guaçu, o Clube Atlético Guaçuano representou sua cidade nos principais campeonatos amadores do Estado, junto com o extinto Mogi Guaçu Futebol Clube e conquistou seu primeiro título, o campeonato amador regional de 1958.

O clube é popularmente conhecido como Mandi, peixe comum no interior do Estado, e que também serve como mascote do clube de Mogi Guaçu

Fundado em uma época na qual o futebol brasileiro sofria sua transição do amadorismo para o profissionalismo, o Guaçuano manteve-se fiel às suas origens amadoras até 1974, quando ocorreu a primeira participação do clube em campeonato profissional. Naquele ano, a equipe disputou o terceiro nível do Campeonato Paulista (atual Série A3, na época chamava-se Segunda Divisão). Em 1981, foi campeão estadual de juniores e, no mesmo ano, conseguiu o acesso à Divisão Intermediária do Campeonato Paulista (atual Série A2), onde permaneceu por seis anos, até ser rebaixado para a Segunda Divisão (A3).

Em 1992, o Guaçuano foi promovido para o segundo nível do Paulistão (na época chamada Divisão Intermediária), mas não pode disputar a competição, pois seu estádio, o Municipal Alexandre Augusto Camacho, não obedecia à capacidade mínima de dez mil espectadores. Além disso, o clube passou por uma crise financeira que impediu os investimentos necessários para disputar a competição.

Em 1994, com a reestruturação das divisões do Campeonato Paulista, o Guaçuano voltou à disputa na então Série B3 (sexto nível estadual, sem equivalência no sistema atual). Em 1996, o clube chegou até o quadrangular final deste torneio, sua melhor campanha no período, mas ficou sem a vaga para a Série B2 (quinto nível)


O Guaçuano disputou nesta categoria até 2005, quando uma nova reestruturação unificou as séries B do Paulistão em um único campeonato, a atual Segunda Divisão (quarto nível). Em sua estréia, o clube, mais uma vez, ficou próximo da vaga para a Série A3, mas foi derrotado nas fases finais. Em 2007 o clube fez sua melhor campanha no campeonato, perdendo a classificação por apenas um ponto.

4 comentários:

Anônimo disse...

OPa, parabéns pelo site.
Espero estar aí assistindo algum jogo este ano
Abraços
MAU!
www.asmilcamisas.com.br

Anônimo disse...

quando vai ser o proximo jogo do time.
site legal

WebDesign Filipe disse...

Olá, vamos colocar as tabelas dos jogos iniciais (Profissional, Sub-20,Sub-17,Sub-15,Sub-13 e Sub-11!) Em breve. Obrigado e um grande abraço.

leninha disse...

No meu caso nao seria um comentario e sim um pedido muito especial.meu irmão jogou no guacuano nos anos de 1982 acho que ate o ano de 1987 nao tenho muita certeza.com apelido de fanta ele é ruivo.ele jogou contra são jose e foi televisionado esse jogo pela tv cultura,esse jogo marcou muito pra familia e principalmente pra ele. então ja fiz varias buscas pelos sites e nada de encontrar essa partida que ele participou. como ele vai se casar dia 02/07/2011.gostaria de dar de presente a ele a copia desse jogo que é o sonho dele. ME AJUDEM POR FAVOR OBRIGADA maria elena guedes.. meu e-mail...tianelinha23@hotmail.com

Postar um comentário

→ Postar sua opinião, crítica construtiva... Prefira comentário relacionado ao post.
→ Evite erros graves de gramática e palavra em MAIúsculo
→ Antes de perguntar leia todo o texto até comentários e pesquise, a resposta será postada no comentário, para ser avisado use uma conta do Google.
→ Serão excluídos comentários não relacionados ou com endereço de blog/site.

Comentários refletem as opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!